logo
 

Presidente participa da caminhada ao dia do autismo.

Câmara sempre fazendo a Inclusão..

A gente tem que se adaptar à forma como o autista vê o mundo..



Itapajé comemorou o Dia Mundial Alusivo ao Autismo nesta segunda feira 2 de Abril, com uma Caminhada de Conscientização, Participaram da Ação Pais, Alunos, Professores e representantes do Poder Público.

O trajeto que saiu de frente da Câmara Municìpal de Itapajé, percorreu as principais ruas da Cidade, finalizando na Praça do Jauro.
De acordo com Diana lima, Diretora da Educação Inclusa Do Município, e Leina Costa Diretora do CAPEDI (Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência de Itapajé o objetivo dessa caminhada, é chamar atenção sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)). “O autismo ainda é um assunto distante e que gera dúvidas e preconceitos. A falta de informação acaba implicando pais com receio de fazer atividades em público com os filhos, o que prejudica o desenvolvimento social da criança. Por isso, iremos caminhar com faixas, bandeiras, balões azuis, distribuir panfletos vestidos de azul, a cor que simboliza o autismo. Buscamos com essa ação levar mais informação e diminuir o preconceito”.

Presidente participa da caminhada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Nós precisamos aproveitar este dia comemorativo para mostrar que também é uma data de lutas. “Trabalhamos pelos direitos humanos e para que a inclusão seja de fato para todos, com compromisso e respeito sempre”, disse. O Presidente desta casa.

A caminhada contou também com a participação das Escolas Roque silva mota, Centro Interescolar João Teixeira Saraiva, João Martins, Luís Forte, Dona Duquesa, Capitão Manoel pinto de Mesquita.

Estamos aqui para dizer não ao preconceito e ‘sim’ à acessibilidade..

E na noite do mesmo dia pra encerrar as Comemorações ao dia alusivo ao autismo, Com o objetivo de fortalecer o compromisso a favor da inclusão social, foi realizada nesta segunda-feira (02), às 19h, na Câmara Municipal de Itapaje, a mesa-redonda “Olhares sobre o tema do Autismo”. Sobre A importância da equipe multidisciplinar no desenvolvimento da criança com TEA.

A Organização das Nações Unidas definiu o dia 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O azul é usado para chamar a atenção para este transtorno de desenvolvimento, que afeta a forma como os indivíduos se comunicam e interagem, ele é complexo e muito mais comum de se ocorrer do que se imagina.
O objetivo do evento foi abordar a compreensão do autismo, sobre a importância de ter uma equipe completa de profissionais tanto da saúde como da educação para ajudar no desenvolvimento dos autistas.
A programação é uma realização do CAPEDI (CENTRO DE APOIO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE ITAPAJÉ) Estiveram presentes no evento a Psicóloga Iara Aimê,a coordenadora do (NASF) Alexandrina Mota. Diana Lima terapeuta ocupacional. Leina costa diretora do CAPEDI. O presidente desta casa Bruno Francisco. O vereador João camará. A psicopedagoga Suerda Nara. Professora Especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) Luiza Genilane. A Coordenadora do ( CAPS) Gracinha. À Diretora da Escola Capitão Pinto de Mesquita, Vanessa melo. A Mae do aluno Davi moura, que frequenta o CAPEDI, que tem autismo Diana moura. E Regina rodrigues mãe do Dharlyson. Professores, pais, e alunos estiveram presentes.
“Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano”

 

Deixe seu comentário

Banco de leis

Câmara Municipal de Itapajé

INSTITUCIONAL

BRUNO FRANCISCO DE ARAUJO CRUZ

CNPJ: 11.822.533/0001-75

RUA DOM AURELIANO MATOS, 1767 - CENTRO

CONTATOS

 (85) 3346-0229

 atendimento@cmitapaje.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00hs as 13:00hs.

REDE SOCIAL

VÍDEO