logo
 
DATA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

História da Cidade de Itapaje

Nome do município: Itapajé.
População: 50.211.
Data de Criação: 22/12/1850.
Instalação: 10/12/1850.
Toponimia: Frade de Pedra.
Variação Toponimica: Vila Constituinte, Santa Cruz da Uruburetama, São Francisco da Uruburetama, São Francisco Desmembrado de Itapipoca.
Padroeiro: São Francisco de Assis
Dia: 04/10


Itapajé encontra-se localizado no Norte do Estado do Ceará, na região serrana entre o Vale do Curu e Serra de Uruburetama, a 119 km de Fortaleza e a uma altitude de 262 metros.

Medindo mais de 200 metros de altura, o Frade de Pedra domina a paisagem e pode ser visto de todos os ângulos da região, majestosamente plantado no alto das verdes paisagens da serra que circunda a cidade.

Orgulho dos habitantes e patrimônio afetivo de itapajé, a Pedra do Frade é cercada de lendas e mistérios. Conta-se por exemplo que a pedra é a morada de uma princesa encantada, e que é impossivel subir ate o topo.
Umas das historias fala de alpinistas americanos que tentaram em vão escalar o Frade e que não conseguiram pois a pedra ficava mais alta à medida que subiam.

Verdade ou não, o fato é que até hoje a Pedra do Frade nunca foi escalada, permanecendo impassível como a guardiã do vale onde está a cidade. Atualmente existe uma estrada que leva os visitantes ate a base do monumento de onde podem ser apreciadas as paisagens e os vales frescos da Serra da Uruburetama.

Itapaje ou a "Princesa Serrana" como é carinhosamente referenciada pelos seus habitantes, é uma cidade centenaria, pacata e acolhedora, reconhecida no estado e fora dele pela qualidade do seu bordado artesanal, e de suas excelentes linguiças caseiras e a tradicional paçoca de pilão.

Inscrita na história do Ceará como a segunda cidade do estado a liberar seus escravos(2 de fevereiro de 1883) e como a primeira a sediar uma Igreja Evangélica(Assembléia de Deus), a tradição religiosa é monumentalmente exemplificada pela imponência de sua Igreja Matriz dedicada ao santo padrodeiro da cidade de São Francisco das Chagas.

O centro histórico de Itapajé apresenta ainda algumas edificações que mantem o padrão arquitetônico da primeira meta do século XIX, quando a sede do município viveu as transformações sociais impulsionadas pelo comércio do algodão, exemplificadas pela antiga casa da Cadeia, o casario do centro de comercio e a casa de Quintino Cunha.

Hoje,Itapajé conta com praças arborizadas e bucólicas, e outros equipamentos públicos, mantidos pela prefeitura municipal.Com mais de 40 mil habitantes, Itapajé possui uma economia próspera baseada principalmente no comércio varejista, no artesanato e na cultura da banana, e é passagem obrigatória de viajantes do norte e meio-norte do país.

Sua imagem de cidade turística é reforçada pelo verde circundante das serras de matas nativas, fontes e piscinas naturais de águas cristalinas e clima ameno, que possibilitam agradáveis passeios pelas suas trilhas, onde é possivel contemplar o santuário natural com que foi abençoado o municipio.Imensos paredões esculpidos pela ação do tempo assumem formas surpreendentes e atraem a atenção dos viajantes.

O município possui oito distritos distribuídos entre serra e o sertão, e outras localidades, onde ainda se encontram os sinais da gloriosa historia de itapajé

Chamou-se primativamente Riacho do Fogo. Suas origens remontam ao final do século XVIII, quando em suas visitas de desobriga, Frei Vidal da Penha plantou no reduto o seu tradicional cruzeiro. Tomando-se como referência esse marco, tem-se no ano de 1839 a presença de Antônio Rodriguês Martins, apelidado o Carola, a quem coube adquirir terras na região e fixar residência nas proximidades do já denominado Arraial de Santa Cruz. Em época coincidente, outros colonizadores adquiriram terras na redondeza, igualmente progredindo e dando forma urbana ao que antes não passava de simples feudo individual.

Sua Elevação à categoria de Distrito e Município simultaneamente ocorreu segundo Lei nº 502, de 22 de dezembro de 1849, suprimido, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931 , e restaurado na forma do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 11 DE MAIO DE 2018

No dia 11 de maio de 2018, realizou-se a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapaje, no Plenário “Raimundo Pinto De Oliveira”, presidida pelo Vereador Bruno Francisco e secretariada pela Vereadora Glaucia Araújo. Estiveram presentes os segu [...]

DATA | 04 DE MAIO DE 2018

No dia 04 de maio de 2018, realizou-se a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapaje, no Plenário “Raimundo Pinto De Oliveira”, presidida pelo Vereador Bruno Francisco e secretariada pela Vereadora Glaucia Araújo. Estiveram presentes os segu [...]

DATA | 27 DE ABRIL DE 2018

No dia 27 de abril de 2018, realizou-se a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapaje, no Plenário “Raimundo Pinto De Oliveira”, presidida pelo Vereador Bruno Francisco e secretariada pela Vereadora Glaucia Araújo. Estiveram presentes os seg [...]

DATA | 26 DE ABRIL DE 2018

Parlamentares buscando ações públicas inovadoras.

DATA | 20 DE ABRIL DE 2018

No dia 20 de abril de 2018, realizou-se a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapaje, no Plenário “Raimundo Pinto De Oliveira”, presidida pelo Vereador Bruno Francisco e secretariada pela Vereadora Glaucia Araújo. Estiveram presentes os seg [...]

Câmara Municipal de Itapajé

INSTITUCIONAL

BRUNO FRANCISCO DE ARAUJO CRUZ

CNPJ: 11.822.533/0001-75

RUA DOM AURELIANO MATOS, 1767 - CENTRO

CONTATOS

 (85) 3346-0229

 atendimento@cmitapaje.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00hs as 13:00hs.

REDE SOCIAL

VÍDEO